Os 10 Melhores Mouses Custo-Benefício de 2024: Logitech, Razer e mais!

Com a crescente demanda influenciada pelo home office e estudo em casa, cada vez mais acaba sendo necessário ter periféricos que auxiliam e melhoraram a produtividade e o conforto. Entre esses equipamentos, o mouse é um item que merece atenção especial, já que é uma das principais formas de interação com o computador.

Porém, com a ampla variedade de modelos e marcas disponíveis no mercado, pode ser difícil escolher um mouse com bom custo-benefício. Encontramos mouses de diferentes qualidades, tipos de pegada e DPI, dificultando a escolha.

Para auxiliar nessa tarefa difícil, troucemos uma lista de mouses que oferecem uma ótima relação entre preço e qualidade, além de dicas para ajudar na escolha do modelo ideal para suas necessidades. Assim será possível descobrir quais são as melhores opções de mouses com bom custo-benefício e fazer uma escolha mais informada na hora de comprar um novo periférico. Confira!

Os 10 melhores mouses custo-benefício de 2024

Tipo
Funções
Conexão
Alimentação
Dimensões
DPI
1
Mouse sem fio Logitech Pebble 2 M350s

Veja na Amazon
Comum
Clique silencioso
Wireless (USB ou Bluetooth)
Pilha AA
10.7 x 5.9 x 2.65cm
Não possui
2
Mouse Razer



Veja na Amazon
Gamer
7 botões programáveis, RGB, criação de macros
USB
Não possui
‎7.49 x 12.4 x 4.22cm
8500
3
MOUSE REDRAGON CERBERUS B703

Vejav na Amazon
Gamer
6 botões ajustáveis
USB
Não aplicável
18 x 15 x 20 cm; 150 g
7200
4
UGREEN Mouse sem fio


Veja na Amazon
Ergonômico
Não possui
Wireless (USB)
USB
12 x 7,22 x 4,25 cm
4000
5
Mouse Xiaomi Mi Dual Mode


Veja na Amazon
Comum
Clique silencioso
Wireless (USB e Bluetooth)
Pilha AAA
11 x 6 x 3.5cm
1300
6
Mouse Gamer Para Jogo


Veja na Amazon
Ergonômico
gamer
Wireless (USB)
USB
12,8 x 8,5 x 0,1 cm
3.200
7
Mouse Logitech M170


Veja na Amazon
Comum
Não possui
Wireless (USB)
Pilha AA
9.65 x 6.1 x 3.56cm
1000
8
Mouse Dell MS3320W


Veja na Amazon
Comum
Não possui
Wireless (USB e Bluetooth)
Pilha AA
10.44 x 3.83 x 6.05cm
1600
9
Mouse Redragon Cobra


Veja na Amazon
Gamer
RGB, 7 botões adicionais e programáveis
USB
Não possui
6,6 x 12,7 x 4cm
10000
10
Mouse HyperX Pulsefire Core


Veja na Amazon
Gamer
7 botões programáveis e personalizáveis, criação de macros, RGB
USB
Não possui
‎11.94 x 6.35 x 3.81cm
6200

1

Mouse sem fio Logitech Pebble 2 M350s

O melhor custo-benefício: leve e compacto, compatível com todos os sistemas operacionais
Prós
  • É um mouse sem fio pequeno e leve
  • Alta compatibilidade
  • É ambidestro
  • Possui uma grande variedade de cores
  • A pilha tem longa duração
Contras
  • Não tem controle de DPI

O mouse sem fio Pebble M350 da Logitech é um modelo compacto e elegante que se destaca pelo seu design minimalista e portabilidade. É um mouse com tamanho reduzido, o que o torna ideal para uso com notebooks ou em espaços de trabalho limitados. Além disso, é projetado para uso ambidestro, com uma superfície suave ao toque agradável para a pele.

Uma das características mais marcantes do Pebble M350 é o seu formato plano, que facilita o transporte e o armazenamento. O mouse é extremamente leve e pode ser facilmente transportado em uma bolsa ou mochila sem ocupar muito espaço. Ele é alimentado por uma pilha AA e oferece uma vida útil da bateria de até 18 meses.

Quanto ao desempenho, o Pebble M350 possui um sensor óptico de alta precisão que funciona em uma ampla variedade de superfícies. A conectividade sem fio do mouse é feita através do receptor USB Unifying da Logitech, que permite conectar outros dispositivos sem fio compatíveis em um único receptor. Além disso, o mouse é compatível com Windows, macOS, ChromeOS e Linux.

TipoComum
FunçõesClique silencioso
ConexãoWireless (USB ou Bluetooth)
AlimentaçãoPilha AA
Dimensões10.7 x 5.9 x 2.65cm
DPINão possui

2

Mouse Razer

RGB com mais de 16 milhões de combinações de cores e possibilidade de criação de macros
Prós
  • Design leve de 58 G 
  • Aceita a criação de macros
  • As alças laterais reduzem a fadiga do uso
  • DPI ajustável 
Contras
  • Disponível somente na cor preta

Este mouse é um dos modelos de mouse da gamer da Razer com valor mais acessível que temos, contando com recursos avançados para melhorar o uso. O design é bastante ergonômico, com alças laterais que reduzem a fadiga durante longas sessões. É um modelo ambidestro, então embora se encaixe melhor em mãos destras, é possível usar na mão esquerda sem problemas. 

Ele vem equipado com um sensor óptico de alta precisão de 8500 de DPI, permitindo um ajuste na sensibilidade para diferentes tarefas. Além disso, Durabilidade e velocidade incomparáveis com interruptores que têm um ciclo de vida estendido de 90 milhões de cliques e eliminam problemas de clique duplo, ostentando um tempo de atuação de 0,2 ms sem atraso de debounce

Personalize o mouse com 16,8 milhões de cores e inúmeros efeitos de iluminação, criando uma experiência de jogo mais imersiva à medida que as luzes reagem dinamicamente com centenas de jogos integrados ao Chroma. Ajuste a sensibilidade do mouse com ajustes precisos em incrementos de 50 DPI para alcançar um estilo de jogo verdadeiramente personalizado.

TipoGamer
Funções7 botões programáveis, RGB, criação de macros
ConexãoUSB
AlimentaçãoNão possui
Dimensões7.49 x 12.4 x 4.22cm
DPI8500

3

MOUSE REDRAGON CERBERUS B703

Mouse completo e estiloso
Prós
  • Design ambidestro para se adaptar a qualquer jogador
  • Acabamento colorido e com várias opções
  • Boa conexão e 8 botões para configurarV
  • É durável 
Contras
  • Não é sem fio

O mouse Cerberus da Reddragon é recomendado para quem deseja um acessório prático para navegar, mas sem perder as funções completas para jogos. Só para ilustrar, seu design é ambidestro, o que é uma vantagem e tanto para quem valoriza o conforto quer para jogar quer durante o trabalho. 

Além disso, seu acabamento é colorido e a marca disponibiliza diversas opções de cores. Isso torna o Cerberus uma boa escolha para quem deseja dar um toque de estilo em seu setup, com opções mais claras ou escuras. 

E as vantagens do mouse não terminam em seu design incrível, já que o modelo entrega um ótimo desempenho para gamers casuais ou profissionais. A saber, sua conexão com fio é fundamental para manter a baixa latência, e isso em conjunto com o DPI de até 7200 do modelo, torna o Cerberus uma excelente escolha para jogos de tiro e competitivos. 

TipoGamer
Funções6 botões programáveis
ConexãoUSB
AlimentaçãoNão aplicável
Dimensões‎18 x 15 x 20 cm; 150 g
DPI7200

4

UGREEN Mouse sem fio

Um dos mouses mais leves do mercado, com apenas 79g
Prós
  • Modelo extremamente leve
  • Não requer instalação, basta plugar e usar 
  • Bateria dura até um ano
Contras
  • Sem nenhum recurso ou função adicional

Se você busca um mouse simples e leve, o UGREEN Mouse sem fio é uma das melhores opções que temos, de valor bem acessível. Ideal para o uso diário ou no trabalho, ele tem apenas 79g de peso, sendo atualmente um dos modelos mais leves. É um design compacto e portátil, sendo é fácil de transportá-lo para onde quer que vá. Além disso, ele é confortável de usar, com uma pegada ambidestra que se adapta a qualquer mão.

A grande vantagem desse modelo é o sistema de conexão. O mouse funciona através de um receptor USB plug and play, o que significa que não é necessário instalar drivers ou softwares adicionais para usá-lo. Basta conectar o receptor USB na porta do seu computador e o mouse estará pronto para uso em segundos. 

A bateria também é de longa duração. Por fim, mouse é ergonômico Bluetooth 5.0 para laptop, mouse sem fio 2.4G com receptor USB, 1000/1600/2000/4000 DPI, silencioso de 5 botões para MacBook, PC, desktop, Chromebook.

TipoErgonômico
FunçõesNão possui
ConexãoWireless (USB)
AlimentaçãoPilha AA
Dimensões9.48 x 5.73 x 3.56cm
DPI1000

5

Mouse Xiaomi Mi Dual Mode

Pegada ambidestra e sistema de multipareamento, funcionando em até dois computadores 
Prós
  • Tem clique silencioso 
  • Funciona em mais de um dispositivo ao mesmo tempo
  • Confortável e discreto
Contras
  • É um dos poucos modelos que usam pilha AAA

O mouse Mi Dual Mode da Xiaomi é outro periférico ótimo para usar no trabalho ou em casa. Com um design elegante e funcional, é uma opção acessível para usuários que procuram um dispositivo mais simples. Ele funciona via wireless por um receptor USB ou Bluetooth. Assim, você consegue usá-lo em até 8 metros de distância, sendo uma recomendação para quem precisa estar sempre se movendo. 

Também é um mouse leve e fácil de manusear, tendo uma pegada ambidestra confortável e permitindo que os usuários realizem movimentos precisos e rápidos com facilidade. Os botões são responsivos e oferecem um sistema de clique silencioso, contribuindo para a harmonia dos ambientes e aumentando a sua capacidade de concentração. É o mouse mais silencioso que temos atualmente.  

Além disso, o Mi Dual Mode vem com um sensor óptico de 1300 de DPI, que oferece precisão e controle para tarefas básicas. Ele funciona por pilhas AAA, de baixo consumo energético, e uma autonomia média de até 12 meses. Você consegue pareá-lo em até 2 computadores simultaneamente, alterando o uso de forma fácil e rápida.

TipoComum
FunçõesClique silencioso
ConexãoWireless (USB e Bluetooth)
AlimentaçãoPilha AAA
Dimensões11 x 6 x 3.5cm
DPI1300

6

Mouse Gamer

Este mouse de jogos apresenta um design ergonômico e confortável para longas sessões de jogo
Prós
  • Sensor óptico de alta precisão para movimentos suaves
  • Valor acessível
  • Recomendado para jogos
Contras
  • Design chamativo pode não agradar a todos 

Como modelo de mouse ergonômico, este mouse de jogos apresenta um design ergonômico e confortável para longas sessões de jogo. Conectividade confiável através de cabo Micro USB para conexão direta com seu computador. Além disso, o design gamer é chamativo para complementar seu setup.

Esse modelo conta com uma boa precisão e sensibilidade de movimentos, além de possuir dois botões laterais e um scroll para navegação. É também um mouse com rapidez de resposta. Conta com uma tecnologia de rastreamento óptico que permite maior sensibilidade para rastreamento extra-preciso, ideal para todo tipo de atividade.

Além disso, sensor óptico de alta precisão para movimentos suaves e rastreamento preciso do cursor. Botões laterais programáveis para personalizar ações e macros de jogos. O modo de suspensão automática entra automaticamente após longo tempo de inatividade ou falha de energia, ajudando na preservação da bateria. 

TipoErgonômico
Funçõesgamer
ConexãoWireless (USB)
AlimentaçãoUSB
Dimensões12,8 x 8,5 x 0,1 cm
DPI3.200

7

Mouse Logitech M170

Um dos modelos mais populares, com conexão que pode chegar a 10 metros
Prós
  • Bateria com duração média de 12 meses
  • Simples e compacto
  • É de sistema plug and play, não precisando baixar programas externos 
Contras
  • Sem ajuste de DPI
  • Nenhum recurso adicional 

Sendo um dos produtos mais recomendados da Logitech, o M170 é um mouse sem fio básico, feito principalmente para uso no dia a dia e trabalho em escritório ou similares. Tendo um design simples e funcional, ele é uma opção acessível para usuários que procuram um periférico compacto e de baixo custo.

O M170 é um mouse sem fio que usa conexão wireless USB, possibilitando que os usuários se movam livremente enquanto usam o mouse, sem a restrição de fios ou cabos. O alcance permitido é em torno de 10 metros, dando muito mais liberdade durante o uso. Vem com 4 tipos de cores diferentes, se adaptando assim a qualquer ambiente.

Além disso, nele vemos uma bateria de longa duração. Consegue chegar aos 12 meses de uso com a mesma pilha, não precisando recarregar sempre. Por ser de sistema plug and play, basta conectar o receptor USB no computador para começar a usar. Ele não precisa de softwares externos, ajudando quem não tem tanto espaço no computador.

TipoComum
FunçõesNão possui
ConexãoWireless (USB)
AlimentaçãoPilha AA
Dimensões9.65 x 6.1 x 3.56cm
DPI1000

8

Mouse Dell MS3320W

Mouse com uma das maiores autonomias de bateria, podendo chegar a 36 meses
Prós
  • É leve, de apenas 65g
  • Bateria com uma das maiores autonomias
  • Modelo ideal para o dia a dia
Contras
  • Sem recursos adicionais 
  • Botões sem possibilidade de configuração 

O Dell MS3320W é um mouse comum simples, recomendado para o dia a dia, trabalho em escritório e atividades similares. Possui um design minimalista e funcional, sendo uma opção acessível para usuários que procuram um dispositivo de navegação confiável e de qualidade. É extremamente compacto e leve, com apenas 65g, entrando em qualquer bolsa ou mochila

Mesmo sendo um modelo simples, ele vem equipado com 1600 de DPI, oferecendo precisão e controle para diversas tarefas diferentes. Os usuários podem personalizar a sensibilidade do mouse de acordo com suas necessidades, permitindo que ajustem os movimentos e a velocidade do cursor de acordo com suas preferências. É um modelo que serve para a maioria das superfícies de mesa.

Além disso, o Dell MS3320W é um mouse com uma das maiores autonomias de bateria que temos atualmente: ele funciona por até 36 meses, usando pilha AA. E não precisa se preocupar, se em 3 anos ele apresentar qualquer problema a Dell te envia um novo modelo já no próximo dia útil. 

TipoComum
FunçõesNão possui
ConexãoWireless (USB e Bluetooth)
AlimentaçãoPilha AA
Dimensões10.44 x 3.83 x 6.05cm
DPI1600

9

Mouse Redragon Cobra

Um dos mouses gamer mais baratos, com alta DPI e botões extras
Prós
  • Tem iluminação RGB customizável 
  • Vem com vários botões extras
  • Sensor de DPI alto
  • Possui texturas laterais para ajudar na pegada
Contras
  • É um modelo que se adapta melhor com pessoas destras 
  • Os botões na parte superior não são tão intuitivos de usar
  • É mais pesado que outros modelos

O Redragon Cobra é um dos mouses gamer mais baratos que temos atualmente. De construção robusta, design atraente e ergonômico, é uma escolha popular entre os jogadores. Ele vem na cor branca e com um sistema de iluminação RGB Redragon Chroma Mk.II, trazendo ao todo 7 diferentes modos de iluminação

Além disso, no Redragon Cobra temos 7 botões extras e totalmente programáveis, trazendo novas possibilidades de customização. Seja para o dia a dia, trabalho ou jogos, é fácil de criar macros que auxiliem nas atividades, bastando apenas instalar o software da empresa. A configuração é fácil e intuitiva, não trazendo problemas.

O Cobra também é equipado com um sensor de 10000 de DPI, que oferece precisão e controle para jogos e atividades de alta intensidade. Os usuários podem personalizar a sensibilidade do mouse de acordo com suas preferências, arrumando os movimentos e a velocidade do cursor conforme a intensidade desejada. É um ótimo modelo para jogos e edições, podendo chegar em qualquer lugar da tela com poucos movimentos. 

TipoGamer
FunçõesRGB, 7 botões adicionais e programáveis
ConexãoUSB
AlimentaçãoNão possui
Dimensões6,6 x 12,7 x 4cm
DPI10000

10

Mouse HyperX Pulsefire Core

Mouse gamer com RGB e 7 botões programáveis e personalizáveis 
Prós
  • Aceita a criação de macros
  • Tem como mudar a cor pelo aplicativo
  • É leve, com apenas 87g
  • Encaixa bem na palma da mão
Contras
  • O software é pesado para baixar
  • Sensor não é dos mais modernos
  • Os botões da parte de cima são mais difíceis de usar devido à localização

O mouse Pulsefire Core da HyperX é um dos melhores modelos de entrada para o público gamer. Com uma construção durável e uma ampla variedade de recursos e opções de personalização, é uma escolha sólida para usuários que procuram uma opção confiável e acessível. É um modelo com 6200 de DPI, trazendo precisão e controle para diversos tipos de usos.

Ele tem um design ergonômico que se adapta a mão, com apoios laterais texturizados, projetado para oferecer conforto e facilidade de uso, independentemente da posição da mão do usuário. O mouse é leve e fácil de manusear, permitindo movimentos precisos e rápidos com facilidade. Os botões são responsivos e oferecem uma boa sensação tátil, o que é importante em atividades que exigem velocidade.

Além disso, o Pulsefire Core possui 7 botões programáveis e personalizáveis, permitindo que o usuário configure o mouse da forma que mais agradar. Isso oferece uma vantagem no trabalho e em jogos, já que podemos adaptar o periférico as necessidades conforme o aplicativo. Também é possível criar macros e personalizar as cores RGB.

TipoGamer
Funções7 botões programáveis e personalizáveis, criação de macros, RGB
ConexãoUSB
AlimentaçãoNão possui
Dimensões11.94 x 6.35 x 3.81cm
DPI6200

Como escolher o melhor mouse custo-benefício?

Na hora de escolher o mouse com o melhor custo-benefício, precisamos nos atentar a alguns fatores básicos como tipo de conexão e alimentação, DPI e outros vários outros pontos, para ter certeza que o seu dinheiro está sendo bem investido. Veja abaixo quais fatores precisam ser considerados na hora de escolher o melhor produto.

Saiba o tipo do mouse com base em como vai usar

Os mouses possuem diferentes tipos de uso, com modelos que atendem a vários públicos diferentes. De grosso modo, são três os principais modelos: mouses comuns, gamer e ergonômicos. Cada um desempenha melhor certo papel, sendo recomendado ou não para algumas atividades. Veja abaixo com detalhes mais informações sobre eles.

Mouse comum

Pessoa segurando um mouse comum

Os mouses comuns são os modelos mais simples e básicos de mouses, geralmente utilizados para tarefas simples de navegação na internet ou em softwares de escritório. Eles são mais baratos e projetados para atender às necessidades básicas dos usuários.

Assim, o design não é chamativo, além de não contarem com muitas características e especificações adicionais, como DPI e funções extras. São os modelos indicados para quem busca custo-benefício, já que se encontram nas opções mais baratas.

Mouse ergonômico

Pessoa usando um mouse ergonômico

Já os mouses ergonômicos são projetados para fornecer mais conforto e reduzir a fadiga muscular durante o uso prolongado. Eles possuem um design que se adapta melhor à anatomia da mão, com botões e scroll em posições mais naturais, além de materiais mais macios e almofadados.

Esses mouses são ideais para usuários que passam muitas horas por dia usando o computador. Com eles o cansaço é menor, sendo a opção mais recomendada para quem passa o dia todo no computador, seja para trabalho ou lazer.

Mouse gamer

Mouse e teclado gamer

Os mouses gamers são projetados especificamente para jogos de computador, oferecendo recursos e desempenho avançados para melhorar a experiência de jogabilidade. Eles possuem alta precisão, resolução e taxa de resposta, além de botões adicionais e iluminação personalizada.

São mouses construídos com materiais mais resistentes e duráveis para suportar o uso intenso. São os modelos mais populares e que podem ter um valor mais alto. Um mouse gamer traz muitas vantagens para quem precisa de um periférico para o dia a dia e jogos, sendo confortáveis já que possuem vários tipos de pegada diferentes.

Esteja atento ao design e ergonomia do mouse

Além do tipo de mouse, é interessante se atentar ao design e ergonomia de cada modelo. Mesmo os mouses ergonômicos possuem diferentes ergonomias, com tipos de pegadas diferentes e modelos para mão direita ou esquerda. Se atentar a esses detalhes é crucial para que o mouse não traga desconfortos futuramente, ajudando no bem-estar no pulso. Veja mais informações sobre isso logo abaixo.

Tipo de Pegada

Mouse ergonômico

O tipo de pegada é que define o estilo do mouse, se ele será mais achatado ou fino, e assim por diante. É uma das características mais importantes a ser consideradas, já que impactam diretamente no uso. Ter um mouse com um tipo de pegada adequada ao seu gosto ajuda no aumento da produtividade, sendo ótimo para trabalhar, jogar ou usar o computador no dia a dia. 

  • Pegada de palma (Palm grip): a palma da mão descansa sobre a parte traseira do mouse, com os dedos estendidos para os botões da frente. É uma pegada comum entre os usuários que preferem um mouse grande e pesado, oferecendo suporte para toda a mão.
  • Pegada de garra (Claw grip): a ponta dos dedos descansa sobre os botões do mouse, enquanto a parte central da mão fica elevada. É uma pegada comum entre jogadores de e-sports, que traz mais controle e precisão em movimentos rápidos.
  • Pegada de ponta dos dedos (Fingertip grip): nesta pegada, apenas a ponta dos dedos toca o mouse, enquanto o resto da mão fica levantado. É uma pegada comum entre usuários que preferem um mouse pequeno e leve, pois permite uma maior liberdade de movimento.

Além desses três tipos principais, existem outras pegadas de mouse menos comuns, como a pegada lateral (Side grip), na qual a mão fica de lado, e a pegada em pinça (Pinch grip), na qual o mouse é segurado entre o polegar e o dedo indicador. Assim, o ideal é você provar e decidir qual estilo de pegada agrada mais, optando sempre pela que for mais confortável.

Ajuste para a mão dominante

Pessoa segurando o mouse

Outro fator importante é o ajuste para a mão dominante. Essa característica corresponde a configuração que permite ao usuário escolher qual lado do mouse será utilizado para colocar a mão, se o direito ou o esquerdo. Isso é importante para o mouse ser confortável e ergonômico para a pessoa, já que a mão dominante terá maior controle sobre o dispositivo.

Embora existam alguns modelos ambidestros, a maioria dos mouses tem a configuração padrão para destros, ou seja, o mouse é projetado para que a mão direita se encaixe confortavelmente na posição de pegada.

No entanto, há muitos usuários canhotos que precisam inverter essa configuração, ou seja, mudar o mouse para a posição que se adapte à sua mão esquerda.

Veja o tipo de conexão do mouse

Mouse USB

Os mouses possuem algumas formas de conexões diferentes para conseguirem se conectar nos computadores. Dependendo do modelo a conexão difere, precisando se atentar a qual melhor te agrada. 

  • USB: é a padrão, feita por um cabo USB conectado diretamente no computador. Embora você “perca” uma entrada USB, é a conexão mais rápida e recomendada, principalmente para jogos online.
  • Wireless: corresponde ao tipo de conexão que permite que o mouse se conecte a um computador ou dispositivo móvel que tenha Bluetooth, Wi-Fi ou NFC habilitado. Oferece boa qualidade de sinal e baixo consumo de energia. É recomendado para quem não precisa que o mouse fique longe do aparelho, já que a conexão sofre com paredes e empecilhos no caminho.

Alguns modelos de mouse wireless funcionam por um terminal USB, mas a diferença é que nesse caso não há cabos, com você pode verificar Os 10 Melhores Mouses Sem Fio de 2024. Veja qual modelo te agrada mais e escolha o melhor dos melhores!

Esteja ciente do DPI do mouse

Mouse gamer

DPI (dots per inch) é uma medida usada para medir a sensibilidade de um mouse. A DPI se refere à quantidade de pontos que o cursor do mouse se moverá na tela por cada polegada que o mouse for movido fisicamente. Quanto maior o valor da DPI, mais sensível o mouse será e mais longe o cursor se moverá na tela em resposta a um movimento físico do mouse.

A finalidade da DPI é permitir que o usuário personalize a sensibilidade do mouse de acordo com suas necessidades e preferências. A maioria dos mouses modernos oferece opções de DPI ajustáveis, permitindo que o usuário personalize a sensibilidade de acordo com suas necessidades. Modelos com DPI trazem mais possibilidades de uso ao usuário, podendo ter o mesmo mouse para trabalho, lazer e jogos, apenas alterando a DPI na hora do uso.

Conheça os sensores do mouse

Sensor laser do mouse

Para funcionar corretamente, os mouses possuem dois tipos de sensores, responsáveis por transmitir os movimentos da mesa na tela do computador: óptico e laser.

Os mouses com sensores ópticos utilizam LED para iluminar a superfície que está sendo usada e capta as imagens de movimento por uma câmera. São modelos eficientes, mas que não funcionam em todo tipo de superfície, precisando se atentar com o tipo de mesa/mousepad.

Já os modelos de laser costumam utilizar a tecnologia do infravermelho para detectar os movimentos. Graças a isso, conseguem funcionar em todo tipo de superfície, sendo bons para usar até mesmo em mesas de vidro. Porém, correspondem aos modelos mais caros que temos atualmente.

Considere um mouse com funções extras

Mouse sem fio na mesa com um teclado

Além das características regulares, os mouses custo-benefício podem trazer vários recursos adicionais que agregam ao uso, auxiliando e trazendo novas funções e finalidades. 

  • Botões extras: alguns modelos de mouse podem vir com botões extras, geralmente localizados na lateral do periférico. Esses botões podem fazer desde funções básicas, como voltar e avançar na página em que está, assim como desempenhar funções de outras teclas. 
  • Botões programáveis: modelos mais caros, principalmente da linha mouse gamer, costumam vir com um software para customização de botões. Nesse programa é possível configurar todas as teclas, fazendo com que cada botão desempenhe uma atividade específica, diferente da configuração de fábrica. 
  • Controle de CPI: correspondendo a contagem por polegada (count per inch), mostra o quão preciso o mouse será. É uma característica bem similar ao DPI, a diferença é que cada DPI equivale ao dobro da CPI. Logo, um mouse de 1000 DPI terá 2000 CPI. 
  • Clique silencioso: encontrado em alguns modelos de mouses, substitui o som alto e audível do clique dos botões do mouse por um som mais suave e discreto. É um recurso útil para ambientes como em escritórios, bibliotecas ou locais públicos. 
  • RGB: função que permite a personalização da cor e do padrão de iluminação do mouse. O usuário pode configurar essas opções de acordo com suas preferências pessoais ou para combinar com a estética de seu setup de computador.

Assim, se o seu foco for aumentar a produção e ter mais liberdade, modelos com vários botões adicionais e programáveis são as melhores opções. Com eles você poderá configurar tudo, podendo usar comandos como CTRL + C e CTRL + V em um botão. 

Outras informações sobre mouses custo-benefício

Agora que vimos os principais mouses com bom custo-benefício do mercado, que tal aprofundar ainda mais os conhecimentos? Veja abaixo algumas respostas importantes que podem te auxiliar na escolha do melhor modelo.

Qual a diferença entre mouse custo-benefício e mouse normal?

Teclado e mouse

Os mouses custo-benefícios são modelos que oferece um bom equilíbrio entre preço e qualidade. É um periférico que pode ser considerado de boa qualidade, mas que é mais acessível em termos de preço em comparação com outros mouses de alta qualidade disponíveis no mercado. Geralmente são projetados para atender às necessidades básicas e produtividade, com poucos recursos adicionais ou recursos avançados.

Por outro lado, um mouse normal pode variar em termos de preço e qualidade, geralmente se referindo a um periférico com recursos mais avançados, como botões programáveis, alta sensibilidade e precisão, ergonomia avançada e outras funcionalidades extras.

Esses mouses são projetados para atender às necessidades de usuários mais exigentes, como jogadores, designers gráficos e profissionais que trabalham em áreas que exigem precisão e rapidez no movimento do cursor.

Como reprogramar os botões do mouse

Mouse gamer Logitech

A forma de reprogramar os botões de um mouse pode variar dependendo do modelo do mouse e do sistema operacional utilizado. No entanto, a maioria dos mouses pode ser reprogramada por um software específico fornecido pelo fabricante.

Assim, o ideal é procurar pelo programa específico da marca que você comprou para fazer a reprogramação. Razer, Logitech e HyperX são as empresas que possuem um software próprio e de fácil uso pelo usuário.

É importante lembrar que a capacidade de reprogramar os botões do mouse pode variar de modelo para modelo, e alguns mouses podem não ter essa função disponível. Além disso, os passos exatos para reprogramar os botões podem variar dependendo do software utilizado.

Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade em reprogramar os botões do mouse, consulte o manual do usuário ou entre em contato com o suporte técnico do fabricante para obter assistência.

Como mudar a sensibilidade do mouse

Mouse com fio e um notebook

A sensibilidade do mouse, também conhecida como DPI, pode ser facilmente ajustada em seu computador ou direto no mouse. Quando no mouse, geralmente há um botão na parte de cima do periférico, localizado próximo do scroll. Ali, conforme clicar no botão, a sensibilidade será alterada. Mas esse não é o único jeito.

Para mouses com alta taxa de DPI, o ideal é que a sensibilidade seja ajustada direto no computador, e essa ação pode ser feita por meio de softwares ou comandos do sistema. Lembre-se de que a sensibilidade ideal do mouse pode variar de pessoa para pessoa e depende do tipo de atividade que você está realizando.

Para jogos, é geralmente recomendado um DPI mais alto para permitir movimentos mais rápidos e precisos, enquanto para tarefas de escritório, pode ser mais confortável usar um DPI mais baixo para evitar movimentos excessivos.

Precisa de mousepad para usar o mouse?

Mouse no mousepad

Não é estritamente necessário usar um mousepad para utilizar um mouse, especialmente se você estiver usando um mouse óptico ou laser moderno. Esses mouses podem rastrear o movimento em uma variedade de superfícies, incluindo madeira, vidro e até mesmo tecido. No entanto, usar um mousepad pode trazer um conforto adicional.

Além disso, o mousepad ajuda na durabilidade do mouse. Se você estiver usando o mouse em uma superfície áspera ou irregular, como uma mesa de madeira não polida, pode acabar desgastando os pés do mouse ao longo do tempo.

O uso de um mousepad ajuda a evitar isso. Também pode proporcionar uma superfície mais confortável para o seu pulso, o que pode ajudar a prevenir lesões por esforço repetitivo.

Veja outros artigos sobre mouses

Se você gostou das nossas indicações de melhores custo-benefício de 2024, não deixe de conferir também as opções de ranking que separamos logo abaixo!

Compre o melhor mouse custo-benefício e acesse o mundo digital por um preço acessível!

Mulher usando um mouse USB

Os mouses com bom custo-benefício são uma opção atraente para quem procura um dispositivo bom, funcional e de preço acessível. Mesmo não contando com tantos recursos avançados quanto outros modelos mais caros, eles oferecem uma ótima qualidade, trazendo diversos benefícios a quem precisa.

São perfeitos para tarefas básicas, trabalho e até mesmo para jogos online. Porém, sempre que for escolher algum modelo de mouse custo-benefício, se atente a alguns fatores como a DPI, a bateria e conexão. Esses fatores podem afetar a qualidade e a longevidade do dispositivo, além de garantir que o usuário obtenha o melhor desempenho possível.

Com tantas opções disponíveis no mercado, é fácil encontrar um modelo que atenda às suas necessidades e orçamento. Se ainda tiver dúvidas, não deixe de conferir novamente as nossas recomendações e tenha logo em mãos o melhor dos mouses, e por um valor reduzido!

Equipe Tech Atual
Mostrar o perfil completo Equipe Tech Atual

Somos uma equipe de especialistas da área de tecnologia, que analisa e acompanha as novidades do mundo Tech para passar as melhores informações para o leitor. Sempre estamos trabalhando para trazer conteúdos atualizados e confiáveis em nossos posts, além de fazer as melhores indicações de produtos para que o consumidor saia satisfeito com a sua nova compra.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Tech Atual
Logo
Shopping cart